sábado, 11 de julho de 2015

A Arte que vem dos Resíduos

Muita coisa que descartamos diariamente para a coleta convencional, não é lixo!
São os resíduos residenciais que a todo momento jogamos em nossas lixeiras por pensarmos que não nos servem mais. Todo esse material vai para aterros controlados ou, mais frequentemente, os famosos "lixões" e causam danos ao meio ambiente e à saúde humana. A necessidade de repensarmos as nossas atitudes é urgente. Precisamos fazer algo para diminuir a quantidade de lixo gerada e podemos começar pela nossa residência!
Uma boa atitude para amenizar o problema do lixo é a reutilização de materiais.
As fotos a seguir são de artesanatos que fiz com materiais que utilizamos na minha residência. São ideias simples que evitaram o descarte de muitos materiais que virariam lixo.


Sabe aquelas latinhas de achocolatados, leite em pó e outras mais que sempre temos em nossas casas?! Elas podem virar ótimos porta objetos e você pode dar uma decorada para que fiquem mais bonitas. Podem até gerar um dinheirinho extra! 


 (Porta lápis com o Tema: "O Livro da Jângal")

 (Porta lápis com o tema: "Turma da Mônica")

 (Porta objetos para recém nascidos)

(Porta pinceis)


Garrafas PET no lixo?! Nunca mais! Além de poder separá-las para a reciclagem, as garrafas PET são ótimas matérias primas para artesanato. Veja abaixo lindas bolsas e uma charmosa necessaire feita com PET's. E você querendo jogá-las no lixo...






Outra ideia para os amantes da leitura: um suporte para livros feito com caixinhas de leite. Para esse suporte, utilizei apenas duas caixinhas. Mas você pode fazer um suporte maior e utilizar mais caixas :D




Já leu as suas revistas e não sabe o que fazer com elas? Não jogue no lixo! Você pode procurar um Sebo na sua cidade e doá-las para que outras pessoas também possam ler. Mas caso a sua cidade não tenha Sebos, você também pode transformar revistas velhas em arte! A caixinha porta objetos da próxima foto, fiz utilizando uma revista velha, retalhos de tecido e uma caixa de sapatos para dar mais firmeza. Para ficar mais decorada, coloquei uma pecinha de biscuit feita pela minha mãe :) . Veja quanto material evitei que virasse lixo!




Infelizmente temos a péssima mania de jogar fora tudo o que achamos que é velho e já não presta mais. A próxima fotografia é de um grampeador enferrujado que eu tinha em casa e decidi reformá-lo para não jogar no lixo. A ideia foi tirada de um blog chamado "Artesanato Passo a Passo" que tem ideias incríveis de vários tipos de artesanato. Eu particularmente amo as ideias deles, principalmente com os chamados "reciclados". Vale a pena dar uma conferida por lá também.




Por hoje é só, pessoal. Espero que tenham gostado das ideias :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário