segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Reflexão

"Estudamos por anos os impactos antrópicos no meio ambiente, mas nem sempre colocamos em prática tudo que aprendemos".

Imagem: Fernanda Araújo, 2013.


A fotografia acima é uma imagem do centro da cidade de Januária, no Norte de Minas Gerais. Esta foto foi tirada para compor o meu Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Geografia.
A frase que inicia esta postagem foi retirada da internet.
Façamos essa reflexão e vamos pensar um pouco no que temos feito para melhorar o nosso meio ambiente. Não somente as pessoas especialistas na área ambiental, mas também os "leigos" no assunto. Todos os dias assistimos nos noticiários as catástrofes ambientais, os problemas de poluição, falta d'água e tantos outros mais que se relacionam ao nosso meio ambiente natural. E o que cada um de nós tem feito para melhorar isso? Será que todos que reclamam do poder público e sua suposta negligência neste ponto, faz sua parte? 
Em Montes Claros, por exemplo, vejo todos os dias as pessoas reclamarem que a cidade está suja, um "lixo", como diz elas. E é claro, não é difícil ouvir que "a culpa é do prefeito da cidade". Não quero defender o lado X ou N, mas se pararmos por um momento para pensar chegaremos à seguinte conclusão: Será que o prefeito da cidade é quem está jogando lixo por todas as ruas? Obviamente não! Se a cidade está suja, os responsáveis por isso são pessoas da própria população residente na cidade. No trecho que percorro para ir ao trabalho vejo, quase semanalmente, a prefeitura limpando o local. E quase diariamente vejo também pessoas (moradores e carroceiros) descartarem todo tipo de lixo no local. Às vezes um dia depois, ou mesmo no mesmo dia em que a prefeitura veio limpar. Então, façamos-nos a seguinte pergunta: " Será que a culpa é do prefeito?"
É fácil reclamar da sujeira nas ruas da cidade, mas será que você joga o seu lixo no lugar correto ou guarda-o até encontrar uma lixeira? Será que há a consciência, e mais do que isso, a prática de separação dos tipos de resíduos? Quantos de nós descartamos apenas os rejeitos (lixo não reaproveitável ou reciclável) e enviamos o que pode ser transformado em nova matéria, para a reciclagem, por exemplo? Alguém que reclama da falta de comida, da poluição das águas, do preço dos alimentos, do mal dos "agrotóxicos" tem uma composteira doméstica e uma horta orgânica em casa?
Mais importante do que reclamar e correr atrás dos nossos direitos, é assumir e colocar em prática os nossos deveres. Devemos assumir responsabilidades. Vamos seguir o conselho do sábio Mahatma Gandhi: "Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo. Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim".
Coloquemos em prática tudo o que aprendemos sobre preservação no meio ambiente. Façamos a nossa parte. Vamos dar o exemplo para que outros possam nos seguir e unir-se a nós nessa batalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário